quinta-feira, 25 de março de 2010

Cordilheira das Fontainhas

À saída da estação de São Bento, quem segue de comboio, há três túneis. Esses mesmos túneis inviabilizam toda e qualquer chamada telefónica por via móvel, o que pode não ser claro para quem raramente ande de comboio. É verdade que estas coisas não saltam logo à vista, até eu que tenho uma tendência e um gostinho especial por falar mal de espécimes da raça Humana que cometam gaffes, sei disso e admito-o: para quem não está habituado, pode não parecer uma má ideia telefonar mal se inicie a viagem.
Agora, quando a ligação começa a falhar, aí meus queridos, nem as minhas muito boa vontade e condescendência vos vale! Quando isso acontece, têm mais é que desligar o telemóvel, esperar que ninguém tenha dado conta da argolada, e aguardar pacientemente. Mas não!, que o povo quer-se é estúpido e ignorante, e fala alto "TAS-M'OBIR RAFAELA PATRÍCIA?! TOU! TOU!", e desliga e volta logo a tentar, "é qu'isto foi-se abaix... TOU? TOU?!", e não usa o apêndice craniano para uma simples dedução, tão ocupado que ele está com novelas e músicas do Tony e maquilhagens berrantes e roupinhas da moda e outras quantas bichanezas insanes.

Mas muito para além disto, num plano nem sei bem se a tender para o tosco, se para o intelectual-ó-desenrascado, eis que surgem duas senhoras. Uma delas, segundos após a partida, pega no telemóvel e começa a fazer uma chamada. Nos primeiros 20 segundos, a coisa até corre bem, mas à medida que nos embrenhamos nas entranhas da Terra, a coisa complica-se e "ai que deixei de ouvir!". Explicação pronta da amiga: "É das montanhas!"

Eu não sei se algum dia já atentaram, mas aquela zona das Fontainhas e 24 de Agosto, é coisa para medir, da base ao topo, mais que psshhh... sei lá, assim de repente, um Everest ou até mesmo olha, assim por alto, uns Himalaias!

Sem comentários: