sexta-feira, 19 de março de 2010

Hábitos Saudáveis

Eu tenho um problema com a prática de desporto regular.

Eu gosto de praticar desporto. Muito para além de ser uma prática salutar, daquelas que fazem bem ao corpo e à mente, eu gosto só mesmo por gostar. Gosto de puxar pelo corpo, pedir-lhe que se esforce, abusar dos músculos e dos pulmões, sentir o coração acelerado. Gosto da leveza, ainda que apenas aparente, com que se fica no final. E é nesse final que reside o meu problema.
Eu pratico desporto. Chamemos-lhe treino cardiovascular, que ninguém precisa de saber o que eu faço ao certo (não é nada que envergonhasse a minha mãe, garanto-vos... Bem, mas assim como assim, a minha mãe acha que eu trago meninos para casa... Mas, não obstante!). Pois bem, mas praticar o desporto gasta energias. E qual a forma que o meu organismo arranjou para recuperar as energias? Fazendo-me sentir fome. Mas tipo, mesmo muita fome... Tanta fome, que como muito. E como se não bastasse o facto de comer muito por praticar desporto, ainda tenho uma vozinha -diabólica, só pode- dentro de mim que me diz "podes comer todas essas bolachas e chocolates e batatas fritas e torradas a escorrer manteiga e tostas mistas e bla bla bla, porque praticas desporto. Depois desgastas isso!"
Ou seja, como porque pratico desporto, óptima forma de desgastar calorias em demasia, e como porque pratiquei desporto, e fiquei com fome e fraquinha, e tenho mais é que me alimentar...

Isto faz-me quase lembrar aquela dieta das metades: só se pode comer metade do que se costumava comer. E, como só se come metade, pode-se comer o dobro sem qualquer perigo de peso na consciência porque, afinal, estávamos a comer menos do que o usual!

-"Estás a ficar mais gordita!"
-Pois é, tenho praticado desporto...

Sem comentários: