sexta-feira, 26 de março de 2010

Empata-ph*das

Porto, longe de ser hora de ponta, chuva e vento aterradores (mais o vento que a chuva per se, que nem era assim tanta quanto isso, mas quando o vento se revolta todo, faz a pouca chuva parecer muita). Trânsito, muito trânsito, como é apanágio dos dias de chuva. Há semáforos a mudar de cor cadenciadamente, e o trânsito sem avançar. Uma rua duns bons 500m com o trânsito estático num dos sentidos, e inexistente no outro. Há carros parados no verde e peões atravessar no vermelho.
Começo a achar aquilo estranho quando, ao dobrar a curva no términos da rua, me deparo com a causa de tudo: duas camionetas ("camionetas", que é para não confundirem com os bus), a atravancarem a coisa toda em manobras espalhadas pelos dois sentidos e, a cerejinha no topo do bolo, a nota de €20 encontrada no bolso dumas calças, o golo da vitória no último minuto, camionetas dessa bela localidade que é... Vila Nova de Famalicão!!!
Não pude pois deixar de me rir. Só mesmo estes daqui para estacarem a fluidez engrenada duma cidade como o Porto...

quinta-feira, 25 de março de 2010

Cordilheira das Fontainhas

À saída da estação de São Bento, quem segue de comboio, há três túneis. Esses mesmos túneis inviabilizam toda e qualquer chamada telefónica por via móvel, o que pode não ser claro para quem raramente ande de comboio. É verdade que estas coisas não saltam logo à vista, até eu que tenho uma tendência e um gostinho especial por falar mal de espécimes da raça Humana que cometam gaffes, sei disso e admito-o: para quem não está habituado, pode não parecer uma má ideia telefonar mal se inicie a viagem.
Agora, quando a ligação começa a falhar, aí meus queridos, nem as minhas muito boa vontade e condescendência vos vale! Quando isso acontece, têm mais é que desligar o telemóvel, esperar que ninguém tenha dado conta da argolada, e aguardar pacientemente. Mas não!, que o povo quer-se é estúpido e ignorante, e fala alto "TAS-M'OBIR RAFAELA PATRÍCIA?! TOU! TOU!", e desliga e volta logo a tentar, "é qu'isto foi-se abaix... TOU? TOU?!", e não usa o apêndice craniano para uma simples dedução, tão ocupado que ele está com novelas e músicas do Tony e maquilhagens berrantes e roupinhas da moda e outras quantas bichanezas insanes.

Mas muito para além disto, num plano nem sei bem se a tender para o tosco, se para o intelectual-ó-desenrascado, eis que surgem duas senhoras. Uma delas, segundos após a partida, pega no telemóvel e começa a fazer uma chamada. Nos primeiros 20 segundos, a coisa até corre bem, mas à medida que nos embrenhamos nas entranhas da Terra, a coisa complica-se e "ai que deixei de ouvir!". Explicação pronta da amiga: "É das montanhas!"

Eu não sei se algum dia já atentaram, mas aquela zona das Fontainhas e 24 de Agosto, é coisa para medir, da base ao topo, mais que psshhh... sei lá, assim de repente, um Everest ou até mesmo olha, assim por alto, uns Himalaias!

quarta-feira, 24 de março de 2010

Há coisas mesmo mesmo engraçadas!

Como sendo um grupo de pouco mais que 40 pessoas, em que a Maria da Luz era a única... de raça negra.

(eu acho isto engraçado, mas também sou um bocado parva... E acho que não há mais ninguém para além de mim que se dê conta destas coisas...)

segunda-feira, 22 de março de 2010

São Gostos...

Agora, só bebo Carlsberg... de taça!

Mas logo logo, vou optar também pela Sagres...

sexta-feira, 19 de março de 2010

Hábitos Saudáveis

Eu tenho um problema com a prática de desporto regular.

Eu gosto de praticar desporto. Muito para além de ser uma prática salutar, daquelas que fazem bem ao corpo e à mente, eu gosto só mesmo por gostar. Gosto de puxar pelo corpo, pedir-lhe que se esforce, abusar dos músculos e dos pulmões, sentir o coração acelerado. Gosto da leveza, ainda que apenas aparente, com que se fica no final. E é nesse final que reside o meu problema.
Eu pratico desporto. Chamemos-lhe treino cardiovascular, que ninguém precisa de saber o que eu faço ao certo (não é nada que envergonhasse a minha mãe, garanto-vos... Bem, mas assim como assim, a minha mãe acha que eu trago meninos para casa... Mas, não obstante!). Pois bem, mas praticar o desporto gasta energias. E qual a forma que o meu organismo arranjou para recuperar as energias? Fazendo-me sentir fome. Mas tipo, mesmo muita fome... Tanta fome, que como muito. E como se não bastasse o facto de comer muito por praticar desporto, ainda tenho uma vozinha -diabólica, só pode- dentro de mim que me diz "podes comer todas essas bolachas e chocolates e batatas fritas e torradas a escorrer manteiga e tostas mistas e bla bla bla, porque praticas desporto. Depois desgastas isso!"
Ou seja, como porque pratico desporto, óptima forma de desgastar calorias em demasia, e como porque pratiquei desporto, e fiquei com fome e fraquinha, e tenho mais é que me alimentar...

Isto faz-me quase lembrar aquela dieta das metades: só se pode comer metade do que se costumava comer. E, como só se come metade, pode-se comer o dobro sem qualquer perigo de peso na consciência porque, afinal, estávamos a comer menos do que o usual!

-"Estás a ficar mais gordita!"
-Pois é, tenho praticado desporto...

quinta-feira, 18 de março de 2010

Eu, a minha mãe, e as confusões que ela me arranja

Eu tenho duas gatas. Tão diferentes quanto é possível imaginar e ser, de facto. Uma, é gordíssima, preta e ela-própria-ó-cêntrica; a outra, é pequeníssima, magrérrima, branca, e pirralhinha. Dão-se as duas muito bem excepto quando se dão mal. E a razão pela qual se dão mal, a maior parte das vezes, é porque uma quer estar sossegada e sozinha, e a outra quer ir para a beira dela, algumas vezes para chatear, outras só para ficar no aconchego.
"Quando um não quer, dois não brincam", quando a gordita não quer, engrossa a voz, põe as orelhas para trás, faz cara de má e bufa. Em casos extremos ou quando isto não é travado a tempo com duas sapatadas no lombo, parte para a agressão física à pequena.
Ora, estava eu em casa e toca o telemóvel. Era a senhora minha mãe, que sabia que eu estava, de facto, em casa, pois minutos antes havia-me ligado a perguntar isso mesmo. Nanossegundos depois, uma gata chega-se à outra, a outra "rosna-lhe" e bufa-lhe, e eu já nem ouço a minha mãe e *paz*, sapatada no lombinho. Adiantou? Oh adiantas! Continuou, e não foi a única porque eu também. De referir que ela é muito senhora do seu focinho e que não se deixa ficar, e que quanto mais leva, mais resmunga. E eu, não gosto que me percam o respeito, e danada que estava a ficar, digo à senhora minha mãe "não ouvi nada do que disseste, espera um bocadinho, que vou ter que me impor", desvio o telemóvel, e já fora de mim, solto um "QUE CARAGO, PÁ!"

Vindo do telemóvel, como o ribombar dum relâmpago que começa ao longe muito longe e vem vindo com toda a sua plenitude, que quando estourar, ai meu Deus!, que vai tudo com os porcos, que até as fundações da Terra vão sucumbir à sua força, chega-me uma voz ao ouvido que me diz: "Tu disseste 'está calado, pá'?!
Bem, senti toda a força da minha mãe a querer esmagar-me naquele instante, juro que até senti um choque no telemóvel, de certeza que proveniente das faíscas que lhe saiam pelos olhos!

Mas, minha mãe, achas mesmo que se eu tivesse um menino cá em casa:
a) e conseguisse ainda assim ouvir o telemóvel, lhe pedia para estar calado? Dava-lhe mas é um pontapé no traseiro pela porta fora, que se é para ter os sentidos despertos, ponho-me a estudar, ou a fazer puzzles!

b) e mesmo que conseguisse ouvir o telemóvel, o atenderia?

c) e mesmo que o atendesse, resmungava com ele de maneira a que tu ouvisses?

Minha mãe, pensava que me tinhas em melhor consideração...

terça-feira, 16 de março de 2010

Disse-te Adeus

Disse-te adeus não me lembro
Em que dia de Setembro
Só sei que era madrugada;
A rua estava deserta

E até a lua discreta

Fingiu que não deu por nada


Sorrimos à despedida

Como quem sabe que a vida

É nome que a morte tem.

Nunca mais nos encontrámos

E nunca mais perguntámos
Um p’lo outro a ninguém

Que memória ou que saudade
Contará toda a verdade
Do que não fomos capazes.
Por saudade ou por memória

Eu só sei contar a história
Da falta que tu me fazes.


-Manuela de Freitas-


Achei bonito. Às vezes, é assim, dá-me para o sentimento...

quinta-feira, 4 de março de 2010

O Todo da Parte

As novas camisolas da Selecção são feitas a partir da reciclagem de garrafas de plástico.

Não que esteja em condições de afirmar, mas numa opinião de leiga, acho que os buraquinhos dos respiros nas laterais, são um aproveitamento dos gargalos...


quarta-feira, 3 de março de 2010

Mamã, O Que Significa "Virgem"?

segunda-feira, 1 de março de 2010

Coisas Que Me Custam a Perceber

Não, não me vou referir às palavras, frases ou encadeamento de ideias que o Topo deita da boca para fora e ninguém percebe... Podia, mas era sempre a mesma coisa, e eu não quero que perca a piada...

Vou sim comentar o facto absolutamente incompreensível que é a Jamaica ter (tido) equipa Olímpica nos Jogos de Inverno e, pior que isso, num plano que tem tanto de inimaginável como de absurdo, a Etiópia também o ter!!!

Mas já não há respeito pelo próprio país? Já ninguém quer saber de latitudes e seus efeitos no clima?
É uma maldade muito grande a se fazer com as Caraíbas e com África... Imerecido...