terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Desenrascanço

Tenho pena que a definição de "desenrascanço" que vigorava na Wikipedia já lá não esteja. No entanto, há por todo o Portugal (e até mais perto do que por vezes julgamos) mostras do dito atributo bem típico deste povo. O mais recente exemplo, pelo menos no meu caminho, é este:


É preciso pôr um sinal num semáforo e não há espaço para tudo? Simples, dá-se uma rotação ao dos peões, e já está! Até pode ser que ninguém note...
(não sei se a foto é por si só explicativa. Primeiro, em situações normais, o semáforo dos peões está de pé. Garanto-vos que aqui não era excepção, até ter sido necessário pôr um sinal de trânsito nesta zona, e que está atrás do semáforos dos automóveis (não tem nada a ver com as setas! É um sinal redondo mesmo "colado" ao semáforo). Ora se o semáforo dos peões estivesse em posição regulamentar, os carros aos quais diz respeito o sinal, não o veriam. Mas então, para quê pensar noutras soluções, se com o semáforo dos peões "deitado" a) os carros vêm o que lhes compete e b) os peões sabem igualmente como se comportar?

Ai Portugal Portugal...

Sem comentários: