quarta-feira, 6 de junho de 2007

O Santo António no seu expoente máximo


Cá para mim, Santa casamenteira só há uma, (a Santa Marta e mais nenhuma), mas consta que o Santo António também tem o seu jeito para a coisa. Eu cá não acho, e acho mesmo muito estranho que assim seja, dado que o senhor (perdão, Senhor só há um. E segundo a “ceguinha de S. Bento” que, por falar nisso, já não a vejo há muito tempo xD (piada parva… É que nem era para ser piada, mas não vai muito de escrever isto e pensar na idiotice dos sentidos palermas.) Mas adiante que me estou a perder, segundo ela o senhor dava saudinha, e eu não tenho nada que me queixar, porque tenho tido dádivas de saúde q.b.. Arrisco-me a dizer até que ainda bem que senhor há só um, que eu não tinha pedalada para mais que isso. Mas, quer-se dizer, também não me queixava… Mas adiante!!!), o santo, dado que o santo (como se isto não lhe bastasse…) tem um menino num braço e um pão no outro. Onde entra o casório no meio disto tudo? Na Basílica da Estrela em Lisboa. Não percebo… Mas não interessa absolutamente nada porque o Santo António é o Santinho cá da terra. Ou seja, não há melhor festa popularucha (e quem diz “popularucha” diz “parola”…) que cá! Senão, vejamos (e sintam-se impelidos a concordar comigo):
Temos, logo na primeira noite (logo do dia 7 de Junho, e relembro aos esquecidos e digo aos incultos, que o dia do dito Santo é 13 de Junho, o que me leva a crer que Santo António era cigano e que é por isso que é casamenteiro, porque se o casamento dura 3 dias, a festa bem pode durar 7…). Mas então a grande atracção dessa noite são o duo espectáculo, conhecido aquém e além fronteiras, ímpares na musicalidade, inigualáveis no sucesso, (preparem-se)… Serafim e Celeste Ferreira! Pois, eu também não faço a mínima quem eles são, mas para bluff tenho um jeito descomunal. E melhor ainda que isso, é procurar o nome deles no Tio Google e aparecerem páginas de Famalicão com o programa das Festas. Ora se eles nem no Google aparecem de livre e espontânea vontade,… Meus senhores, convenhamos… Devem mesmo ser bons! (Bluff e ironia. Sou mesmo boa nisto…). Recompostos deste primeiro concerto que se perfila extenuante, segue-se, no dia 8, logo, assim, sem pausas que o povo gosta é disto, José Alberto Reis! Demais… Sem encaixar as outras actividades de índole diferente do showbizz, vou desenrolar por aqui abaixo todos os concertos que vão trazer à cidade a gentinha que só sai de casa nestas alturas. São então o Mickael Carreira (Jasus! Mulherada aos berros, em êxtase, em histerismo total… *asco*), com Pedra D’Água a abrir o espectáculo, nesse esforço conjunto da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e da Associação dos Grupos “wannabe’s” Musicais Desconhecidos e/ou Anónimos (AGwMDA), para promover a bacoquice da música que se faz em Portugal e que não interessa a ninguém. Grupo de Cavaquinhos do Liberdade Futebol Clube (estou com muita vontade de comentar, mas vou-me conter), Costinha (mas quem, o guarda-redes? -_- Óbvio que não, né? Sei lá… Com cavaquinhos em Clubes de Futebol, espera-se de tudo…), Joaquim Carneiro, membro nr. 527 da AGwMDA, “Chegadinhos ao Copo”, Banda de Música de Famalicão, André Sardet, e para fechar (esta é brutal!), um Concerto de Relaxamento com Sons de Taças Tibetanas e Congos – Ana Taboada, Ana Taboada essa que já teria por esta altura actuado numa outra noite mas que eu não referi porque achei que isto merecia destaque de fim do inventário. Passando agora a uma vertente (mais) desportiva (“mais” porque a quantidade de mulherame aos pulos nos concertos, vai ser tanta, que Famalicão vai ser um pavilhão empestado de cansaço peganhento gigante!), temos o X Grande Torneio de Tiro aos Pratos “Festas Antoninas”, o Campeonato Nacional de Matraquilhos (psshh… Loucura! Só me admira a TVI não ser a televisão oficial das Festas Antoninas em Famalicão, para cobrir estes eventos desportivos ao rubro! Lisboa é que nos oculta. Pensa que por ter mais bairros é melhor que nós! Pfff…), XIII Raid Antoninas, Taça de Portugal Alex Ryu Jitsu, 19º Grande Prémio de Ciclismo (não percebo mesmo porque Famalicão não é a capital mundial do desporto…), 14ª Corrida de Galgos (isso, e porque alguns têm direito a numeração romana e outros ficam-se pela árabe…), Caminhada Camiliana – “De Antas a Seide” (ai, são p’aí uns bons… Vejamos… Mas assim, à vontade, 5 km…), Desfile de Automóveis Antigos e Clássicos (“Circuito da Boavista” xD fracos…), Fogueiras de Santo António (é porque não é desporto… Bêbados como eles já estão à hora a que as fogueiras são acesas, a ver se não é radical (tentar) saltá-las!), e agora vou ser mazinha e acrescentar a distribuição do Pão de Santo António, altura essa em volta o mulherame à acção, num misto de luta-livre, vale-tudo, salto em altura, e palavrão ao jeito do futebol, para se aprochegar ao dito Pão.

Convencidos? Esta é ou não a melhor Festa Popular do Portugal inteiro? É pois...

2 comentários:

ZeoX disse...

Melhor, melhor, só a festa popular de nível nacional que se faz quando o Benfica ganha o campeonato. Infelizmente é coisa rara... por isso viva o Santo António! :D

ALV disse...

Hmm... só tenho inveja de não poder apreciar o "Concerto de Relaxamento com Sons de Taças Tibetanas e Congos" da Ana Taboada... isso e k era mesmo espectacular!