segunda-feira, 5 de maio de 2008

A outra "queima"

Aqueles que nunca vão deixar de ser "Os Leões", e muito menos nossos, passaram hoje por mais uma prova (literalmente) de fogo, nas mãos da Reitoria. Se dúvidas houvessem em relação à má gestão que se faz das coisas nesta nossa Universidade do Porto, nomeadamente a passagem deste edifício para as mãos dos chefões, hoje ficaram todas dissipadas. É certo que nada tem a ver o incêndio com o facto de ali agora ser a Reitoria e não a Faculdade de Ciências, mas é pelo menos esta a minha opinião, e aproveito hoje para a fazer saber: não fez sentido nenhum termos ficado sem este edifício, ainda para mais antes de termos condições de ter aulas noutro; não fez sentido nenhum fazerem-se obras quando o edifício passou para a Reitoria, e não quando havia (mais) gente a ter lá aulas. Digam que tenho uma visão quadrada das coisas, ou que desloco em termos de tempo e espaço as minhas opiniões, mas para mim, aquilo é muito mais que um edifício, e custou muito hoje passar por lá, e do lado de fora, ver o céu ao olhar para as janelas...

Aqui há tempos estive para vos mostrar uma foto que tirei na minha primeira aula num dos laboratórios que foi hoje atingindo, mas ou por esquecimento ou por surgirem outras coisas, não o fiz. No dia em que me tinha disposto a fazê-lo finalmente, mudamos de sala devido às obras. Digam lá se esta não era uma vista que todos vocês gostavam de ter da janela do vosso local de trabalho?

(hoje, até os bombeiros a tiveram...)

De mais a mais só quero acrescentar quatro coisas: ainda bem que ontem o edifício nos estava vedado (excepto obviamente, o Salão Nobre), porque senão estou mesmo a ver que ainda ia sobrar para nós um chisquinho de culpas nisto; afinal as lágrimas das outras tinham dado jeito era hoje, e acabou mesmo por ser preciso chamar os bombeiros...; eu bem disse que a água e as infiltrações num edifício antigo, podiam dar para o torto; e, uma private joke, que para assim continuar a ser, resumir-se-à a dois tópicos: quando me referia ao 4º andar, e ao calor que se podia fazer sentir, não ia assim tão longe... Acho eu...

Há uns vídeos no site da RTP e no da SIC (para quem não passa muito pela televisão nestes dias), no YOUTUBE, e umas fotos com a inerente beleza das catástrofes à qual custa chamar assim, do Jornal de Notícias.

Sem comentários: