terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Canções Infantis

Há canções e canções, mas aquelas que se ensinam às crianças deviam seguir um sério processo de seriação e creditação. Quando tal não acontece, boa coisa não advém...
Ora, ao passar por um Infantário, eis que ouço a já velhinha, "Manel Tintim". Nunca antes me havia dado conta de tamanho despautério! Já todos a cantamos, já inclusive todos estivemos certamente em vias de partir o cóccix à conta dela. E nem é isso que mais me preocupa! Passemos a letra da dita cuja em revista minuciosa:

Ó Manel Tintim
Começamos bem... Das duas, uma: ou o pai do Manel tem um sentido de humor que não se percebe, um ror de raiva recalcada aprisionada nas vísceras, ou é simplesmente um fã incondicional de Hergé. No entanto e de qualquer das formas, nada deveria justificar chamar-se "Tintim" a um filho. A menos que... o "filho" o fosse da outra mundialmente conhecida e o "pai" não o sendo, PIMBAS!, só assim para mostrar quem manda: "Toma lá que já almoçastes!"

Ó Manel Tintão
Está bom de ver que o Manel é um borracholas... E ainda fazem trocadilhos com o nome do rapaz!

Bate a canastrinha
Como se não lhe bastasse beber e ser conhecido por tal, com fama, proveito e tudo o que mais advier, ainda é um jogador inveterado, com o seu quinhão de fama e proveito que a isso dizem respeito também.

Dá c'o cu no... chão!
Primeiro, é "rabo" que se diz. Não fomos todos para o Infantário -e suponho que hoje ainda se mantenha assim-, para aprenderem a nomear partes do corpo com calão! Para isso brincavam na rua, vadiavam por aqui e por ali e aprendiam bem mais que calão "suave" para uns quantos sítios que eu cá sei. (Sim, o Infantário não nos protege de tudo ao longo da vida, mas enquanto está lá, pelo menos deveria ser justo e imparcial)
Segundo, o suspense na altura que é feito, está mesmo a pedi-las! Então aonde havia o homem de dar com o... rabo? Esta frase está a milionésimas de milímetro de nos empurrar a mente para o lado que não deve...
Terceiro, o Manel, além de ser um bebedolas e um viciado em jogo, é tudo isto ao mesmo tempo, perdendo a noção do decoro e da postura, sendo a chacota da aldeia...

No entanto, o homem bebe, joga e desgraça-se, mas tem uma canção só para ele!

Quanto a vocês, não sei, mas eu acho que esta canção não tem um bocadinho que seja educativo! É que depois, chegados à idade adulta, bem se vê no que dá... Eu tenho visto cada indivíduo por aí, que se se-me destrava a língua, vai ser o bom e o bonito...

(sirvam-se à vontade das carapuças. Tenho montes delas aqui!) :D

2 comentários:

Sidoninho disse...

faço um reparo: Tintins num calao mais reservado significa testiculos. logo o manel pode ser manel co___tovelos!.. manel cotovelos.. :P

who's yo' mama?! disse...

LOL confesso que os tintins passaram-me pela cabeça (salvo seja), mas a dos cotovelos 'tá excelente! xD