quarta-feira, 29 de junho de 2011

Olh'ó Bairro Norte como é lindo!

E nem precisava da barraquinha das caipirinhas; e nem precisava da cachaça que sabia mesmo mesmo a Bacardi que até parecia mesmo mesmo Bacardi, e de palhinhas entupidas "'tá bem que brilha, mas está entupida!"; e nem precisava da turma da Xuxa, porque havia um cinquentão (porque não sei escrever sexagenário a terminar em "-então") que cantava a turma da Chuca; e nem precisava de música gravada em CD's riscados ou computadores cansados, que ainda se continua a perguntar "Quem deixou os cães sair" e tudo ladra e ninguém quer saber; e nem precisava de motas estacionadas dentro de casa; e nem precisava da quantidade de putos com garrafas na mão (disto NÃO precisava mesmo!); e nem precisamos de saber dançar bailarico, que já nos basta as vergonhas de o fazer no meio da rua e de casais com idades para serem nossos avós; e nem precisava daquela matulona, que mulheres daquele tamanho metem-me medo; e nem precisava de se dizer "Vamos jeitosas" quando é a rusga infantil a actuar, e muito menos de se dizer "Peitos p'ra fora, mulheres!" quando já são as moças roliças que estão no palco e "ai que eu estou perdido no meio delas!!!", é favor tirarem o homem dali e dar-lhe água com açúcar antes que ele acabe a noite numa cela; e nem precisava de churros e farturas e pipocas e cheiros doces, porque tem as sardinhas a assar na rua, tem as mesas postas no passeio, tem as garagens abertas com música alegre a dissolver-se no ar quente que o São Pedro guardou para a sua noite, tem o azul e amarelo para onde quer que se olhe, tem o amor daquela gente que grita pela sua paixão até altas horas da madrugada, que mima o santo com fogo e festa aos seus pés, que desde que eu me lembro, e que era assim pequenina, que o santo tem o seu lugar cativo na ponta da rua, como que posto lá para lhe mostrarem, lhe dizerem: "olha Pedro, isto é tudo para ti!".

"Não há na Póvoa coisa mais linda, mais bela!"

7 comentários:

ALV disse...

Ye Ye Ye Ye... Bairro Norte é que é!!

Pusinko disse...

Acabei de ler uma cena no Fb sobre o S. Pedro, também de um amigo da Póvoa :)
Um moço que estudou comigo e estava todo revoltado que não mostram nada na tv, só cacas...

Beijokas e ainda bem que aproveitaste, mesmo com um sexagentão a cantar a turma da Chuca :p

who's yo' mama?! disse...

ALV, também andaste por lá, seu safado? ;)

Pusinko: SEXAGENTÃO, isso! Eu sabia, mas não o quis mostrar não fosse quem não saber ficar sentido, mas ainda bem que não sou a única! (Obrigada :P )
O S.Pedro é a melhor festa de santos populares ou até mesmo dos menos populares! Não há cá Santo's António's de Lisboa e São Joões do Porto. E a TV é uma caca regionalista, que só vê Lisboa, um bocadito do Porto, e o resto da paisagem em dias que o Rei faz anos, mas também não é preciso que se fale do S.Pedro, porque não se quer lá gente de fora. Romarias é p'ró Sameiro!

Pusinko disse...

Como dizia a Urasa do Quadripolaridades é só S. Joao e Sto. António... e S. Pedro ninguém liga. Depois queixam-se de vagas de calor, tempestades, furacoes, braseiros e gelo lolol
Eu acho que ela tem toda a razao.
O S. Pedro merece muito . Incluindo 2 mosquetes naquele cachaco por me deixar ontem com quase 30 graus e hoje chuver miudinho o puto do dia todo. Era... festa e 1 vara de marmeleiro. Que eu nao lhe fiz mal nenhum, até nutro uma simpatia jeitosa. Nunca vi as festas do António casamenteiro nem do Joao dos manjericos no Porto. (Vi em Braga, pronto.... que nao é assim longe da Póvoa :o)

who's yo' mama?! disse...

Pusinko: Eu que já estive no São João de Braga e do Porto, no Santo António não da capital, mas quase, digo-te com conhecimento de causa factual: não há nada como o São Pedro!
O Santo diz muito às gentes do mar, e não há paixão como a que lá se vê, paixão pelo que é intrinsecamente seu, pela cidade, pelas ruas, pelo Santo que tantas vezes lhes vale e tantas outras lhes prega partidas.

P'ró ano combina-se uma excursão e vês por ti! ;)

Pusinko disse...

Ui Vamos já tratar disso. Mesmo que não vá destituir o novo Padroeiro oficial do meu Bog, eleito por maioria absoluta na reunião de accionistas do meu blog.
Pró ano saberei eu lá onde me encontrarei... mas podendo vamos à Póvoa, quem sabe o S. Pedro manda um final de semana quentinho que eu tenho combinado 1 churrasco no parque e a previsão é de chuva! E assim não vamos lá!

who's yo' mama?! disse...

Queres um fim-de-semana para breve e uma cunha pendente para o ano? Não sei se ele aceita! ;)